Data: 08/06/2018

PROJETO QUE DÁ PRIORIDADE DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA É APROVADO PELOS VEREADORES

Na segunda-feira, dia 28 de maio de 2018, foi aprovado por unanimidade, no Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Lei Legislativo nº 7, de 2018, de autoria do Ver. Éverton Luis Martins dos Santos – Mano Martins do MDB.

O projeto cria a prioridade de atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista, nos estabelecimentos comerciais de Camaquã, bem como torna obrigatória a divulgação do atendimento prioritário e do símbolo mundial de conscientização desse transtorno.

O projeto passou por revisão e redação final, que já foi assinada pela Mesa Diretora desta Casa Legislativa e será encaminhada para sanção e promulgação da lei pelo Poder Executivo.

Sobre o transtorno

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA apresentam algumas características específicas quanto ao comportamento, interação social e comunicação.

Elas se agitam e se desorganizam em espaços com muitas pessoas, possuem pouca tolerância para esperarem em filas. Além disso, geralmente apresentam dificuldades em processar informações sensoriais cotidianas como sons, imagens, odores, podendo ser hipossensíveis ou hipersensíveis aos estímulos.

O projeto aprovado proporcionará maior conforto e evitará crises comportamentais e momentos de constrangimento às pessoas com TEA. (Ascom Poder Legislativo – Por Luis Fernando Rodrigues – Foto: Divulgação)