Data: 06/12/2017

PROJETO DO EXECUTIVO PROMOVE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Na noite de segunda-feira, dia 4 de dezembro de 2017, o Prefeito protocolou na Secretaria do Poder Legislativo de Camaquã o Projeto de Lei nº 68, de 2017, que “Institui no Município o Programa de Educação Empreendedora no Ensino Fundamental”.

Segundo a justificativa apresentada pelo Executivo, o projeto tem por objetivo formalizar a promoção do ensino do empreendedorismo em nosso Município, disseminando, dessa forma, a cultura empreendedora nas instituições da rede de ensino municipal.

O art. 2º do projeto define que os objetivos desse programa são:

I - ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, objetivando a consolidação da cultura empreendedora na educação;

II - desenvolver características comportamentais empreendedoras que eduquem a criança e o jovem para o mundo do trabalho, independente das escolhas futuras de carreira;

III - estimular a implantação de práticas educacionais que congregue a comunidade escolar e a inovação nas práticas educacionais e de projetos que explorem ideias de negócios;

IV- fomentar o surgimento de novas atividades econômicas.

Para exemplificar a importância desse projeto, o Executivo mencionou o Município de Pejuçara / RS, onde o Programa de Educação Empreendedora vem ocorrendo desde 2013 e já demonstrou evolução de cerca de 27% após o início de sua aplicação.

Se o projeto for aprovado, a secretaria municipal competente buscará parceria para capacitação dos professores em técnicas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes de nossa cidade.

O projeto foi lido do expediente da 46ª Sessão Ordinária e foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para análise e emissão de parecer. (Por Luis Fernando Rodrigues – Foto: Divulgação)